Abrir uma empresa ou alterar seus dados agora é rápido e fácil. Com o Empres@fácil, novo sistema informatizado da Prefeitura de Sorocaba, é possível abrir sua empresa pela Internet com rapidez e sem burocracia.

No ano de 2007, abrir uma empresa no Brasil levava em média 152 dias, necessários para atender as exigências de todos os órgãos envolvidos. Em Sorocaba, com a obtenção da inscrição municipal da empresa junto à Prefeitura, o prazo chegava até a 120 dias, englobando quase 6 mil assuntos nessa área, em laudos, pareceres e tramitações.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) atribuiu aos municípios, 70% do tempo necessário para o registro de novas empresas, nos processos de viabilidade do uso de solo, disciplinados pelo município através das leis de zoneamento, e pelo cadastro e liberação da inscrição mobiliária.

Em abril de 2007, com uma iniciativa pioneira no Brasil, Sorocaba enfrentou o problema da burocracia a partir da implantação de um sistema digital integrado de viabilidade do uso do solo e inscrição municipal. Definido pelo Plano Diretor, e integração com outros órgãos como a Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), o sistema permitiu a abertura da inscrição municipal da empresa sem a apresentação presencial dos documentos de registros (para empresas registradas na Jucesp).

Nasceu o Empres@fácil um sistema digital ondetodo o processo de viabilidade e inscrição municipal é realizado pela Internet, sem a necessidade de que o contador saia do escritório, e disponibilizando uma simplificação aos empreendedores.

O Empres@fácil agiu no cerne do processo burocrático, e possibilitou a redução dos 6 mil assuntos envolvidos no processo de inscrição municipal para somente 130, promoveu a integração entre as secretarias municipais envolvidas, e proporcionou ao contribuinte a redução de 120 para 5 dias o prazo médio de abertura de uma empresa no município, prazo similar ao de países europeus.

O pioneirismo da administração municipal de Sorocaba através da Secretaria da Fazenda logo teve seu mérito reconhecido com três prêmios voltados à área de desburocratização e gestão.

Em outubro de 2007, o Empres@fácil foi o vencedor do “IV Prêmio Excelência em Governo Eletrônico E-GOV”, na categoria “governo para negócios”, onde concorreu com mais de 60 iniciativas de todo o país.

No mesmo ano, em dezembro, venceu o prêmio “TI & Governo” na categoria “E-Serviços Públicos”, e em 2008, recebeu a premiação na categoria “Cidade Digital Iniciativas de Sucesso” do “11.º Prêmio de Excelência em Inovação do Instituto Conip”, onde concorreu com outras 130 iniciativas de todo Brasil.

O Empres@fácil foi ainda, destaque na Revista Época, que com a reportagem “Adeus Carimbo”, noticiou o sucesso da iniciativa de Sorocaba.

Empres@fácil, uma ferramenta digital, moderna, simples, rápida e produzida especialmente para se tornar um benefício aos empreendedores, tornando o caminho do sucesso mais fácil